Mariana Gomes
Pilates Clínico -
  • Qualificações
    • Licenciada em Ciências do Desporto no Ramo Educação Física
    • Formação em Pilates de Aparelhos pelas escolas mais tradicionais, Authentic e Romana's Pilates

Pilates ou Contrologia carateriza-se pela coordenação completa de Corpo, Mente e Espírito. “A Contrologia desenvolve o corpo de maneira uniforme, corrige a postura, estimula a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito”, Joseph Pilates.
Pilates é um método de movimento corporal que se rege por 6 princípios.
A Respiração, que deve ser coordenada com o exercício, em que a inspiração deverá ser natural e a expiração deverá ser total.
A centralização, ou centro, também conhecido por Power House, que tem na sua constituição a musculatura mais profunda, a que sustenta a coluna e os órgãos internos. Este é um princípio muito importante, pois permite o movimento no alinhamento biomecânico de menor gasto energético, ou seja, a estrutura músculo-esquelética move-se de forma mais eficiente.
A Concentração, traz a mente ao corpo, para ter a consciência do objetivo e do benefício que se pretende atingir.
O Controle, ou seja, a coordenação motora para ativar a musculatura certa na intensidade e contração necessária ao desempenho da tarefa.
A Precisão, de fundamental importância na qualidade do movimento, pois cada exercício tem um objetivo e uma especificidade própria.
A Fluidez, o movimento é um todo, sem paragens, sem arranques, sem soluços, é o mover-se de forma harmoniosa, eficiente.
São por estes motivos que os treinos de Pilates estão estruturados por sequências nos diferentes aparelhos, de forma a que uns exercícios complementem e compensem os outros. É com o auxílio da resistência da mola, presente em todos os aparelhos, que atingimos os 6 princípios de Pilates.

Profissionalismo: Mariana Gomes, terapeuta da Clínica Naturalyrio, apresenta profissionalismo e especialização na sua área.