Dr.Rodrigo Neiva
Psicologia -
  • Qualificações
    • Licenciado em Psicologia
    • Formado em Arte-psicoterapia
    • Membro efectivo da Fédération Française des Art-thérapeutes

Ter saúde é muito mais do que não estar doente. É muito mais do que não ter dores ou sofrer de alguma patologia física.
Para além da visão holística – a do todo maior que a soma das partes -, ou seja global, que implica uma visão moderna daquilo que se considera a saúde, existem dimensões que não se devem menosprezar.
Não somos apenas constituídos por um corpo físico, que um dia nasceu e se foi desenvolvendo à medida que avançou pelas idades da vida. Esse mesmo corpo, dotado de inteligência sediada no cérebro, foi-se moldando, nutrindo (ou não) de afectos, de forma mais ou menos saudável, através da convivência precoce com o cuidador principal (habitualmente a mãe), até autonomizar-se aumentando simultaneamente o seu universo relacional. Se equacionarmos todos estes aspectos, facilmente encontraremos factores podendo pôr em causa a saúde. Tanto a saúde física como a saúde mental.
Qualquer desequilíbrio numa dessas dimensões terá imediatamente repercussões na outra. Estarmos em sintonia com as nossas dimensões várias e adoptarmos estilos de vida saudáveis, favorece a nossa saúde. Mas a doença também faz parte da vida e pode mudar a forma como olhamos para ela. Um bom exemplo disso é a mudança e o crescimento interior que as provações físicas e/ou psíquicas nos permitem alcançar. O sofrimento constitui inúmeras vezes uma alavanca para acedermos a uma outra dimensão importante da nossa existência, também ela capaz de implicar com a nossa saúde – a dimensão espiritual.
Felizmente, existem inúmeros recursos que nos podem ajudar a ultrapassar de forma menos conturbada esses acontecimentos e atenuar ou mesmo evitar muitos dos efeitos secundários inerentes. Saúde e doença, são situações que nos irão acompanhar ao longo das nossas vidas. Fundamental é ter presente que muitas vezes o peso é demasiado para o carregarmos sozinhos e que é necessário recorrer a ajudas qualificadas.

Profissionalismo: Rodrigo Neiva, terapeuta da Clínica Naturalyrio, apresenta profissionalismo e especialização na sua área.